Conheça os benefícios das velas aromáticas

As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não...
Foto de uma mulher segurando uma vela aromática acessa nas mãos.

As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só para o ambiente, mas também para quem faz uso delas. Física e emocionante falando.

As velas são produzidas há séculos, e através das gerações seu objetivo inicial, que era o de iluminar, passou a ser apenas uma das suas múltiplas funcionalidades, e se tornou objeto de relaxamento entre outros.

Nesse breve texto vamos demonstrar o poder que as velas aromáticas têm, suas variadas utilidades, quais os aromas mais procurados, e de que forma as velas aromáticas podem fazer a diferença na sua vida e no seu dia a dia.

Benefícios das velas aromáticas

Além da função original que é a de fornecer iluminação, as velas são utilizadas como um elemento de decoração e quando produzidas com aromas específicos, servem também como um repelente natural contra insetos.

Mas vamos adiante com as múltiplas utilidades das velas aromáticas. Elas são consideradas um poderoso canal terapêutico, que proporcionam relaxamento, bem estar e contemplação. 

Cada um dos aromas misturados a cera tem diferentes propriedades, e atuam no nosso corpo como um catalisador de sensações e emoções. Vamos agora saber um pouco mais sobre isso.

Relaxamento e bem-estar com as velas aromáticas

Cada tipo de vela proporciona diferentes sensações de acordo com os aromas nela misturados. Umas são propícias para relaxamento, outras trazem um sono tranquilo, e ainda há as que energizam e promovem maior bem estar.

Algumas velas são feitas com os aromas de óleos essenciais, e com isso difundem as propriedades de cada um deles, deixando os ambientes mais acolhedores e tranquilos. Algumas velas aromáticas são usadas como forma de ajuda por médicos, terapeutas e em tratamentos do corpo e da alma através da aromaterapia.

Terapia com velas aromáticas

Muitos profissionais se utilizam do poder das velas aromáticas durante seus tratamentos e consultas, com o intuito de promover, através dos aromas que delas se desprendem quando acesas, sensações que contribuam no processo de cura ou melhora.

Assim como nos óleos essenciais, as velas quando aquecidas liberam cheiros que proporcionam efeitos positivos na saúde física, mental e emocional. Seus aromas ajudam a diminuir o estresse, aliviar sintomas de depressão, cansaço e até mesmo dores de cabeça ou no corpo.

Além do cheirinho acolhedor das velas aromáticas, sua chama bruxuleante emana calor e uma iluminação indireta que contribui para momentos intimistas, que fazem com que as pessoas tenham uma maior conexão com seu entorno e consigo.

Decoração e ambiente aconchegante 

As velas aromáticas são realmente multi tarefas! Podem servir como elementos decorativos, são uma excelente opção de presente que denotam o cuidado e carinho de quem as oferece com quem as recebe e sua iluminação proporciona conforto. Nada melhor que receber de presente uma vela aromática personalizada de presente, imagine ganhar uma vela criada especialmente para você!

Elas podem ser usadas para criar um clima romântico em momentos especiais ou até mesmo um ambiente de relaxamento que é tudo que precisamos ao chegar em casa depois de um dia atribulado. Usar velas como objetos decorativos é ter à mão um arsenal de opções de aromas que podem oferecer as mais variadas sensações.

Purificação do ambiente com velas aromáticas

Outra importante função das velas aromáticas é a sua capacidade de purificação do ar e do ambiente, através de aromas específicos como as de alecrim, lavanda, capim limão e baunilha.

Muitos odores desagradáveis podem ser eliminados com velas aromáticas, mas também é possível perfumar de maneira suave sua casa através de aromas como sândalo, jasmim e tangerina.

E ainda há as que restauram a tranquilidade e criam um ambiente relaxante através da iluminação suave e dos cheirinhos como lavanda, odores cítricos, verbena e sândalo.

Foto de uma vela aromática personalizada com a marca Grazi Sá.

Como usar as velas aromáticas corretamente

Para usar velas como objetos decorativos e terapêuticos com 100% de sucesso, recomendamos alguns cuidados simples, mas bastante eficazes para evitar ferimentos, manchas nos móveis ou qualquer acidente.

Escolha da vela certa para cada ambiente ou ocasião

Pesquisar o que cada uma das fragrâncias proporciona é a melhor opção para quem quer aproveitar de forma completa os poderes e benefícios das velas aromáticas, e existem muitas opções de aromas que combinam propriedades e um odor delicioso para cada ambiente do seu lar e cada momento do seu dia. Inclusive algumas velas são indicadas para espantar insetos e até mesmo mosquitos como o da dengue. 

Cuidados ao acender velas aromaticamente perfumada

O uso de um pote ou recipiente específico para apoiar as velas aromáticas na hora de acendê-las e impedir que a cera derrame, estrague sua mobília ou mesmo respingue em alguém é um dos cuidados a se tomar. Evite acender velas perto de cortinas, toalhas ou sobre a roupa de cama. Não acenda velas perto de substâncias inflamáveis em nenhuma hipótese.

Considerar preferências pessoais em relação às fragrâncias disponíveis

Devemos fazer o casamento entre benefícios que os aromas das velas podem provocar ao nosso gosto pessoal. Não vai ser muito relaxante acender uma vela que tenha como meta essa função se o cheiro não for agradável para quem a usa. Então é claro que devemos levar em conta as indicações dos profissionais de aromaterapia, mas não sem deixar nossas preferências de lado.- Escolher levando em consideração os gostos pessoais

Dicas para escolher as melhores opções no mercado

Existem no mercado uma infinidade de opções de velas aromáticas à venda, mas como em todas as compras que fazemos, devemos tomar alguns cuidados para que elas cumpram bem seu papel e não provoquem nenhum tipo de problema.

Escolha fornecedores e vendedores bem avaliados pelos clientes, que utilizem insumos de origem confiável. Opte por velas que sejam fabricadas de forma correta, de acordo com as normas exigidas para evitar acidentes e obter o máximo de cada uma delas.

E procure opções interessantes de aromas. Ter várias opções de velas é o ideal para que cada uma possa ser utilizada de acordo com suas necessidades, pretensões e momentos.

As velas são milenares, a cera é objeto de dor e prazer, sua luz e seu aroma são capazes de criar atmosferas envolventes e de bem estar, então use e abuse desse recurso decorativo e terapêutico na sua casa ou trabalho.

Ver na loja

Mais vistos

Conheça os benefícios das velas aromáticas
As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só...

Relacionados

Foto de uma mulher arrumando a mala de viagem.
Dicas de Organização

Mala de viagem: como organizar e viajar sem preocupações

Foto de uma mulher loira, vestida com um blazer preto e camisa de bolinhas na sua mesa de trabalho com um notebook e um kit de escritório na cor marrom representando o dia internacional da mulher.
Produtos

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher

Foto de uma mulher com duas bolsas femininas em material sintético marrom.
Produtos

Bolsas femininas: dicas e tendências para você arrasar nos looks

Foto de uma mulher em uma mesa, com vaso de flor, notbook e fazendo planejamento.
Dicas de Organização

Como fazer um planejamento de metas e objetivos pessoais