Como fazer um planejamento de metas e objetivos pessoais

Para conseguir cumprir suas tarefas, concluir suas missões, alcançar seus objetivos e ainda sobrar...
Foto de uma mulher em uma mesa, com vaso de flor, notbook e fazendo planejamento.

Para conseguir cumprir suas tarefas, concluir suas missões, alcançar seus objetivos e ainda sobrar tempo para ter seus momentos de lazer para poder descansar e relaxar é imprescindível que se tenha um bom planejamento.

Manter a organização tanto no aspecto pessoal quanto no profissional da sua vida, aliado a um planejamento eficiente e realista com a intenção de atingir seus objetivos torna tudo mais palpável, mais real. E pode te auxiliar no processo de conquistas.

Então para que seja mais fácil estabelecer suas rotinas, programar sua vida, e estabelecer um planejamento real e possível de cumprir, viemos aqui dar pequenas e preciosas dicas com o intuito de dar uma alavancada na realização dos seus sonhos. Prontos? 

O que é um planejamento?

O ato de planejar é muito antigo. Os líderes militares planejavam suas estratégias para vencer guerras e dominar. Governantes planejavam seus passos cuidadosamente para exercer o poder e aumentar suas conquistas. Então, o que é de fato o planejamento?

Planejamento é o ato de antever que medidas devem ser tomadas, que direção seguir, que atitudes tomar com o objetivo de alcançar suas metas, de conquistar seus objetivos, realizar tudo que se pretendia, ou ainda ir mais longe e superar os planos iniciais.

Então planejar é estabelecer um plano, com o intuito de alcançar seus objetivos da melhor forma. De forma organizada e planejada é mais fácil e possível alcançar suas metas.

Diferença entre planejamento e meta

Para que fique mais clara a diferença entre planejamento e meta é bastante simples. Basta pensar que o planejamento é o que organiza uma maneira de atingir as suas metas. O planejamento é o caminho, a meta é o destino final.

Conheça o método SMART de planejar metas

O método SMART foi criado com o objetivo de mostrar o passo a passo para montar um planejamento eficaz, e que seja possível de cumprir. As metas SMART são uma metodologia que vão te ajudar a definir seu futuro profissional e pessoal. Derivado do inglês, SMART é uma sigla que significa Specific Measurable Achievable Realistic, Timely. 

De acordo com o seu criador, através dos 5 critérios de metas SMART, você é capaz de definir seus objetivos, e planejar as melhores maneiras de conquistá-los.

Em português significa: 

  • S – Específica (meta clara, de fácil entendimento)
  • M – Mensurável (que pode ser medida)
  • A – Atingível (possível de alcançar)
  • R – Relevante (que faz sentido para a realidade atual)
  • T – Temporal (prazo para iniciar e finalizar)

Como fazer um planejamento de metas?

Para planejar algo, é preciso saber em primeiro lugar o que se deseja conquistar, dos menores aos maiores objetivos. Com isso devemos estabelecer as metas, e com elas em mente, chegou a hora de traçar uma estratégia para conseguir atingi-las

Cada meta alcançada te deixa um passo mais próximo do objetivo, então para que seja possível . Nesse momento entra em ação o planejamento estratégico. Defina metas que sejam realmente importantes e possíveis de se atingir, para que você não se sabote ao perceber que será muito difícil ou até mesmo inalcançável seguir com o que planejou. Então sejamos realistas.

Estabelecer prioridades, definir um passo a passo de metas para conquistar seu objetivo. Por exemplo, se seu objetivo é fazer uma grande viagem, de que maneira pode alcançar seu objetivo? Planejando metas menores, como juntar uma quantia por mês. Eliminar uma despesa específica e converter esse valor em economias para a viagem. Pesquisar sempre promoções de passagens, hospedagens e passeios. Quando quebramos o objetivo final em metas, fica muito mais fácil atingi-lo.

Foto de objetos de escritório, para o planejamento da rotina, são folhas, porta lápis, porta trecos tudo na cor rosa.

Importância do planejamento em alcançar objetivos

Somente com planejamento conquistamos nossos objetivos, e transpomos nossas metas. É muito difícil alguém conquistar algo por sorte, mas os casos de pessoas que atingiram seus objetivos depois de planejar e executar são muitos, mais frequentes e comuns.

A vida é feita de conquistas, e o sabor de saber que conseguiu realizar seu sonho é extremamente gratificante. Para que sua missão seja mais amena, é importante se utilizar de ferramentas que te ajudem em cada etapa.

Além das técnicas de planejamento, é importante fazer uso de planners que possibilitem uma visão total do seu planejamento. Os planners de mesa ou os que vem em pasta fichários são ideais para que você visualize sempre suas metas e seu objetivo final.

Como planejar a carreira profissional?

Muitas pessoas sabem desde pequenos o que pretendem fazer quando crescerem, quando chegar a hora de escolher sua carreira. Mas mesmo que não seja esse o seu caso, é necessário estabelecer um plano para chegar onde pretende.

Existem testes vocacionais que te ajudarão a perceber quais são suas aptidões, seus pontos fortes, e como poderá usá-los numa carreira. Então após definir sua área, trace suas metas para que seja possível galgar degraus na sua profissão. Desde a faculdade, cursos, pós graduação, extensão fora do país, doutorado e docência. 

O importante é estabelecer que passos pretende dar dentro da sua profissão e descobrir onde quer chegar, mesmo que com o passar dos anos esse objetivo se altere, você ainda assim estará próximo a ele.

Como fazer um planejamento financeiro?

As tentações com gastos extras ou supérfluos estão sempre à nossa frente, seja em espaços físicos ou virtuais. Mas se você tem um objetivo a alcançar que depende de um planejamento financeiro, chegou a hora de estabelecer suas metas.

O primeiro passo é estar com as contas em dia, e para que isso seja possível, utilizar um planner financeiro é muito útil. Com ele é possível se programar, evitar atrasos em pagamentos, e traçar seus objetivos. Nesse tipo de planner é possível controlar a entrada e saída dos seus recursos, e ter uma visão macro do que pode ser mudado para economizar.

Pesquise sobre os investimentos que atendam melhor seu perfil e seu orçamento. Tenha uma margem de segurança. Nunca, nunca, nunca gaste o mesmo que você recebe. Sempre gaste menos. O amanhã chega e se não fizermos um planejamento financeiro, podemos sofrer o impacto.

Como planejar uma viagem de férias?

Essa é uma das partes mais legais de planejar na nossa vida, as férias! E para que saia tudo perfeito e com o mínimo possível de contratempos, é preciso se planejar com antecedência. Conte com organizadores de malas, cases para passaportes, documentos, passagens, tickets de trens e parques. Deixe sua documentação organizada.

Faça uma lista com suas prioridades no destino escolhido. Os programas que gostaria de fazer, hospedagens ideais, transporte e traslado, restaurantes que pretende conhecer e passeios . Após estabelecer o roteiro, faça uma estimativa de custo das atividades, para que seja possível se programar e não passar aperto. Cuide de suas malas, bagagens e bolsas com capas e embalagens próprias.

Se programe para fazer a reserva financeira para custear sua viagem. O ideal é sair de casa com tudo pago, ou então um parcelamento que não te deixe apertado. Faça um checklist antecipadamente com itens indispensáveis para levar, como roupas e calçados, remédios, itens de higiene, eletrônicos e tudo que se fizer necessário. Deixe suas contas pagas ou o pagamento programado para o período que estiver ausente. E quando chegar ao seu destino, é só curtir.

Planejamento anual

Para que  seu ano feche com tudo certinho, um bom planejamento é indispensável. Isso em todas as áreas, de saúde, financeira, profissional, lazer, pessoal, e tudo que envolve sua rotina, planos e vida.

Defina metas a cumprir ao longo dos meses para atingir seus objetivos. Os planners anuais são excelentes aliados para esse tipo de planejamento, já que é possível ter uma visão geral dos meses e o que foi estabelecido para eles.

Estabelecer planos de metas para organizar sua vida é uma forma de manter em vista seus objetivos, e estar preparado para o que deve ser feito. Esse tipo de atitude torna seu dia a dia mais fácil, menos estressante, e te deixa mais perto da conquista final.

Ver na loja

Mais vistos

Conheça os benefícios das velas aromáticas
As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só...

Relacionados

Foto de uma mulher segurando uma vela aromática acessa nas mãos.
Produtos

Conheça os benefícios das velas aromáticas

Foto de uma mulher arrumando a mala de viagem.
Dicas de Organização

Mala de viagem: como organizar e viajar sem preocupações

Foto de uma mulher loira, vestida com um blazer preto e camisa de bolinhas na sua mesa de trabalho com um notebook e um kit de escritório na cor marrom representando o dia internacional da mulher.
Produtos

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher

Foto de uma mulher com duas bolsas femininas em material sintético marrom.
Produtos

Bolsas femininas: dicas e tendências para você arrasar nos looks