Mala de viagem: como organizar e viajar sem preocupações

Crédito da foto | iStock Uma das tarefas que devem ser muito consideradas quando...
Foto de uma mulher arrumando a mala de viagem.

Crédito da foto | iStock

Uma das tarefas que devem ser muito consideradas quando for se preparar para viajar é a arrumação da sua mala de viagem, e de quem mais for embarcar nessa empreitada com você, para que nela tenha tudo que você vai precisar, mas sem excessos.

Nada como chegar a um destino de férias ou profissional e poder contar com tudo que vai precisar durante sua permanência, sem sufoco ou correria. Então tenha um carinho especial ao planejar e executar a arrumação da sua mala de viagem.

Para tornar essa tarefa que aos olhos de muitos parece ser extremamente complicada, viemos dar dicas super úteis para quem precisa arrumar sua mala de viagem e está meio sem saber por onde começar. 

Aqui você vai descobrir que com organização, sua mala de viagem vai se tornar sua aliada em qualquer tipo de viagem!

Como fazer a mala de viagem corretamente?

A primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre o clima do local para onde vai viajar, e não esquecer de consultar a previsão do tempo para o período que vai estar por lá, para que seja possível acertaram ao máximo nas peças que vai levar, e assim se antecipar para evitar imprevistos e excesso de bagagem.

Depois de checar as informações sobre o clima, montar um checklist. Com itens indispensáveis, itens que você gostaria de levar, e outros que você levaria no caso de sobrar espaço e não exceder o peso da sua mala de viagem.

Se já tiver um roteiro, ou souber quais as atividades previstas para os dias que passará no seu destino, pense em combinações de roupas para cada momento do dia. 

Levar peças versáteis e que preferencialmente combinem entre si vai ajudar a ampliar seu leque de opções, sem que seja preciso carregar seu armário nas costas.

O que levar na mala de viagem?

Agora vamos listar itens que são importantes para qualquer destino, que obrigatoriamente devem constar no seu planejamento na hora de arrumar sua mala de viagem:

Roupas versáteis e práticas 

Peças que combinem entre si, de preferência bem versáteis de forma a usá-las em diferentes tipos de programas e horários, que sejam de secagem rápida e não amarrotem facilmente.

Itens de higiene pessoal 

Se você tiver uma mala de viagem com frasqueira fica mais fácil. Caso não tenha vale investir numa necessaire com compartimentos, se possível que seja resistente a líquidos. Para incluir no checklist os itens necessários, faça uma análise da sua rotina, que produtos usa, e do ambiente do destino da sua viagem, Frio? Calor? Não esqueça de protetores labiais, solares e de fios!

Medicamentos básicos 

Mesmo que você não tome remédios de uso contínuo vale a pena levar alguns que são mais básicos, como remédios para dores, desconfortos gástricos, antitérmicos, antialérgicos e repelentes de insetos.

Eletrônicos úteis 

Hoje não há vida sem tecnologia, então leve seus eletrônicos e respectivos carregadores, e invista em capas para celulares, notebooks e tablets, bem como em organizador de cabos

Documentos importantes 

Esses itens podem e devem ficar com você na sua bolsa de mão, por praticidade e acima de tudo por questão de segurança. Existem no mercado ótimos porta passaportes, doleiras para cintura, e porta documentos que ajudam muito na organização da sua bolsa e documentação.

Dinheiro e cartões 

Para você viajar sem preocupações esse é outro tipo de item que deve viajar na sua bolsa de mão, especialmente se sua viagem for de avião e a bagagem for despachada. Imagine se extraviam sua bagagem com dinheiro e cartões dentro?! 

Bagagem de mão permitida na viagem

Para quem vai viajar de avião, as normas da aviação são bastante rígidas, especialmente depois de tantos atentados e risco de terrorismo. Mas foquemos na parte que realmente importa, o que pode ir na bolsa de mão e o que precisa ir na sua bagagem.

Viagens aéreas nacionais

Para viagens aéreas nacionais, as que circulam apenas dentro do território brasileiro, as regras de bagagem são:

  • Peso máximo da bagagem de mão, sem cobranças adicionais é de 10kg
  • A bagagem de mão precisa caber no espaço reservado a cada passageiro, que fica acima dos assentos, é a chamada medida de mala padrão e suas medidas costumam ser 55cm x 35cm x 25cm. Mas vale conferir as regras da companhia aérea antes de comprar ou arrumar sua mala de viagem.
  • Objetos perfurocortantes não podem ser transportados em bolsas de mão, então para evitar qualquer problema, ou mesmo para que não tenha que se desfazer dos seus itens, deixe barbeadores, alicates, palitos de manicure de metal, canivetes, tesouras, cortadores de unhas e outros itens do gênero dentro da necessaire que vai dentro da mala.

Viagens aéreas internacionais

No caso de voos internacionais, além das regras sobre objetos perfurocortantes, também proibidos, existem outras normas:

  • Embalagens que contenham géis, cremes e líquidos devem ser embarcadas na sua mala de viagem, em embalagens de até 100ml, dentro de sacos plásticos que fechem hermeticamente.
  • Remédios com prescrição médica devem ser transportados juntamente com a receita em questão, para evitar retenção no sistema de fiscalização de cada aeroporto. cada país possui leis diferentes sobre o assunto, então para evitar confusões como as que vemos nos noticiários, a dica é tirar cópia da receita médica.
  • Somente os líquidos comprados em lojas do free shopping nas viagens internacionais podem ser transportados, em sacolas devidamente lacradas.

Já com relação ao peso das malas de viagens internacionais, isso depende totalmente da companhia aérea. Elas são as responsáveis por determinar o peso que cada passageiro pode transportar gratuitamente. Além das companhias aéreas, outro fator que influencia no peso da bagagem permitido é a classe da sua passagem. As classes mais altas têm mais benefícios e normalmente oferecem um limite de peso maior.

Nécessaire completa para mulheres

Para montar uma necessaire completa para sua viagem, também devemos levar em conta o clima e tempo de permanência no seu destino. Se seu compromisso for de trabalho, os itens podem se diferenciar um pouco, mas segue abaixo umas dicas boas para montar seu checklist:

Maquiagens práticas 

Atente aos volumes máximos permitidos para transporte de itens líquidos, cremes e dê preferência às embalagens de tamanho reduzido, para não carregar muito peso e nem precisar descartar seus produtos. Muitas lojas vendem embalagens próprias para viagens.

Produtos básicos de cuidado com a pele 

Um produto para limpeza, outro para hidratação, protetor solar, demaquilante e itens básicos são fundamentais. Leve o que for necessário usar em decorrência do clima que vai pegar. Necessaires de praia e neve podem ser muito diferentes.

Higiene pessoal 

A menos que sua permanência seja prolongada, vale a pena levar seus produtos de higiene pessoal na sua necessaire de viagem. Mas se for passar bastante tempo no seu destino, leve o básico para uma ou duas noites e compre por lá os demais itens.

Acessórios de cabelo 

Leve prendedores, chapéus, lenços e os demais itens para enfeitar seus cabelos na mala, para evitar que algum objeto seja barrado.

Foto de acessórios pretos personalizados que ajudam a organizar a mala de viagem.

Como personalizar sua mala de viagem 

Para que sua mala seja facilmente identificada e até por questões de segurança o ideal é ter uma mala de viagem personalizada. Caso não queira pintar sua mala para tornar sua identificação mais fácil, é possível usar adesivos ou pedaços de tecidos chamativos amarrados, mas o mais indicado é uma tag para malas de viagem, que além de diferenciar sua bagagem das outras, contém seus dados, para caso de extravio de bagagem.

Informações como nome, telefones de contato, e-mail, endereço, e endereço do local onde vai se hospedar durante a viagem são as informações mais indicadas para se resguardar de possíveis problemas. Os casos são poucos, mas sempre é bom se antecipar e prevenir contra possíveis problemas.

Dicas extras para uma viagem tranquila e segura

Além dos cuidados com sua bagagem, que podem e devem incluir um cadeado caso sua mala de viagem não venha com segredo, temos recomendações sobre acessórios que vão garantir uma viagem com mais conforto, leveza e animação.

Um bom travesseiro de pescoço para poder descansar durante a viagem sem ter que aguentar dores por ter dormido de mau jeito. Um fone de ouvido com uma playlist que já te deixe no espírito da viagem. 

Leve uma muda de roupas e itens básicos de higiene por precaução na sua bolsa ou mochila. Adaptadores universais para tomadas, já que muitos países possuem entradas diferentes das brasileiras. Se possível tenha seus documentos digitalizados pois em caso de extravio, ter os números e informações pode ser útil

No mais, organize sua mala de viagem com os itens que são importantes para proporcionar conforto e suprir suas necessidade, já que o objetivo da sua viagem não é se preocupar em resolver pendências por falta de preparação, certo? Viaje e aproveite!

Ver na loja

Mais vistos

Conheça os benefícios das velas aromáticas
As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só...

Relacionados

Foto de uma mulher segurando uma vela aromática acessa nas mãos.
Produtos

Conheça os benefícios das velas aromáticas

Foto de uma mulher loira, vestida com um blazer preto e camisa de bolinhas na sua mesa de trabalho com um notebook e um kit de escritório na cor marrom representando o dia internacional da mulher.
Produtos

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher

Foto de uma mulher com duas bolsas femininas em material sintético marrom.
Produtos

Bolsas femininas: dicas e tendências para você arrasar nos looks

Foto de uma mulher em uma mesa, com vaso de flor, notbook e fazendo planejamento.
Dicas de Organização

Como fazer um planejamento de metas e objetivos pessoais