Dicas de decoração para um consultório médico sofisticado

Ir ao médico nem sempre é uma experiência tão agradável para algumas pessoas, então...
Foto de uma médica no consultório médico

Ir ao médico nem sempre é uma experiência tão agradável para algumas pessoas, então investir na decoração do consultório médico pode tornar o momento da consulta mais leve e agradável se o espaço for acolhedor e proporcionar sensação de bem estar.

A decoração de um consultório médico pode fazer toda diferença na experiência que os pacientes terão lá. Então tomar alguns cuidados e investir numa decoração adequada para oferecer a melhor experiência possível a quem vai se consultar é muito importante.

Pensando nisso, viemos dar algumas dicas para decoração de consultório médico que transformarão o tempo entre médico e paciente num momento mais leve e tranquilo. Os detalhes são fundamentais para tornar o ambiente menos sisudo e mais acolhedor.

Como organizar um consultório médico?

A decoração de um consultório médico ou de uma clínica é muito mais que apenas um projeto de decor. Demonstra o cuidado com seus pacientes e equipe, e quando bem projetada, ajuda na consolidação do seu nome, da sua marca. Vamos agora aos tópicos principais que devem ser cuidadosamente pensados:

Escolha os móveis adequados para o consultório médico

A mobília atualmente é projetada para atender diversas funções, e num consultório médico não poderia ser diferente. Se puder, opte por móveis planejados, pois o aproveitamento do espaço será muito melhor e muitos deles possuem múltiplas funções, otimizando a área do consultório médico. 

Escolha cores que transmitam tranquilidade, mas que estejam alinhadas com sua marca. Dê preferência por sofás, poltronas e cadeiras confortáveis, pois em alguns casos as esperas são longas. Cuide da sua equipe com cadeiras ergonômicas. Opte por materiais que sejam de fácil higiene e manutenção.

Itens básicos e funcionais para um consultório organizado

Para manter a organização do seu consultório ou clínica, tenha em mente que alguns itens são fundamentais: 

Uma necessaire com espaço para seus utensílios médicos, como estetoscópio, termômetro, e itens que devem ficar protegidos e ao mesmo tempo em ordem. A imagem de um ambiente organizado impacta positivamente aos olhos de quem entra no seu consultório.

Foto de um porta estetoscópio para uma organização do consultório médico.

Decoração de consultório médico: Dicas e tendências

Uma decoração deve ser projetada de acordo com a imagem e sensações que pretende transmitir. Pensando nisso, seguem algumas sugestões que serão positivas na decoração do seu consultório médico:

Objetos decorativos que agregam valor estético ao ambiente

Para que seus objetos decorativos façam sentido, a dica é ligá-los com sua profissão, se for possível. Fotos, quadros, estatuetas, e tudo que for importante e indispensável para trazer harmonia e tranquilidade ao ambiente. Um espaço bem decorado, cuidado e organizado pode trazer boas sensações aos seus pacientes e equipe. Além de demonstrar sua preocupação com o bem estar de todos.

Personalização com identidade visual do consultório

Utilize cores que estejam na paleta da sua marca, que liguem a sua identidade visual. Utilizar uma placa, ou estrutura metálica ou acrílica com sua logo em destaque na recepção é bastante impactante e reforça a sua imagem. É importante incutir nos pacientes sua identidade visual, para que ao pensar em médicos e consultórios seja sua imagem que venha à mente deles. Canetas, blocos, receituários, tudo com sua marca, essa é outra maneira eficaz de ser lembrado.

Foto de porta luvas e receituário demonstrando a decoração e  organização no consultório médico.

Decoração chique para um consultório médico elegante

Para trazer um ar mais sofisticado ao seu consultório invista na decoração. Utilizar papéis de parede personalizados ou com texturas é uma dica. Revestimentos finos, piso elegante, itens de decoração chiques, iluminação bem planejada ajudam a elevar o nível do ambiente.

Sala de espera: A porta principal do seu consultório

Para criar uma primeira impressão positiva, a sala de espera deve ser pensada com o intuito de proporcionar tranquilidade e bem estar a quem está no ambiente. Além de se utilizar de assentos confortáveis, um bom projeto de iluminação é muito importante. Pensar em diminuir a ansiedade de quem espera com cores claras, uma máquina de café e chocolate, crackers e biscoitinhos também são um mimo que denota a atenção do médico.

Sugestão de como deixar o consultório médico aconchegante

Utilize cores claras, em especial as que proporcionem sensação de bem estar, e nunca agitação. Persianas elegantes ajudam a compor um visual clean e estéticamente favorável. Luminárias bonitas também auxiliam na decoração. Dê preferência a designs e materiais de fácil higienização, já que além da limpeza ser uma obrigação num ambiente médico, existem regras da vigilância sanitária a respeito desse tipo de espaço. 

Objetos decorativos ligados à sua área da medicina podem e devem ser utilizados. Crie uma área de recepção funcional e confortável, que não ocupe mais espaço que o necessário, de forma que os assentos de pacientes sejam bem posicionados, evitando muita proximidade e um aspecto de estar entulhado. Muitas vezes os pacientes são crianças ou os responsáveis precisam levá-los a consulta, então ter uma pequena área kids ajudará a entreter os pequenos e diminuir a ansiedade deles e dos pais.

O que colocar na mesa do consultório médico?

Quem atende em consultório precisa manter a organização não só do espaço em que recebe seus pacientes, mas também apresentar ordem na sua própria mesa. Seguem algumas dicas do que é mais acertado para transmitir apenas boas energias e sensações a quem você recebe:

Apenas o necessário na mesa do consultório

Não deixe na sua mesa muito mais que o necessário para executar bem a sua função. Um porta retrato, porta canetas, o receituário num porta papeis, computador, espaço para as fichas dos pacientes. Seja econômico na quantidade de itens e organizado.

Armários para guardar os papéis 

Utilize armários e porta papéis para garantir que tudo fique em ordem, arrumadinho e fácil de achar. Identificadores e etiquetas podem ajudar bastante nessa tarefa. Se não estiver em uso, arquive ou guarde.

Decoração minimalista

Para seguir na linha e manter a organização do seu consultório médico, odontológico ou clínica, pense no conceito minimalista do menos é mais. Se não tem utilidade, porque manter? Objetos que não têm função ou não contribuem para o exercício do seu trabalho devem ser usados com moderação ou descartados. Ambientes muito cheios de informação causam mal estar e tiram a concentração tão necessária para os profissionais da área de saúde e seus pacientes.

Ver na loja

Mais vistos

Conheça os benefícios das velas aromáticas
As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só...

Relacionados

Foto de uma mulher segurando uma vela aromática acessa nas mãos.
Produtos

Conheça os benefícios das velas aromáticas

Foto de uma mulher arrumando a mala de viagem.
Dicas de Organização

Mala de viagem: como organizar e viajar sem preocupações

Foto de uma mulher loira, vestida com um blazer preto e camisa de bolinhas na sua mesa de trabalho com um notebook e um kit de escritório na cor marrom representando o dia internacional da mulher.
Produtos

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher

Foto de uma mulher com duas bolsas femininas em material sintético marrom.
Produtos

Bolsas femininas: dicas e tendências para você arrasar nos looks