Organização de home office: Dicas para um espaço funcional

O home office é uma prática que já existe há alguns anos, mas que...
Foto de um escritório representando o home office.

O home office é uma prática que já existe há alguns anos, mas que na maioria dos casos era quase que exclusiva dos altos cargos de uma corporação. Mas com a pandemia de Covid 19 e a necessidade de continuar a trabalhar mas com distanciamento, o home office veio com tudo.

E com essa necessidade veio uma questão a ser resolvida. Como pouquíssimas pessoas tinham em casa um espaço reservado e preparado para trabalho, surgiu a questão, como organizar um home office dentro de casa?

Para dar uma mãozinha a quem precisa montar seu home office, ou até mesmo deixar o seu espaço de trabalho mais organizado, funcional e produtivo, viemos apresentar algumas dicas e ideias que podem ser muito úteis, e quem sabe, resolver seus problemas na sua estação de trabalho em casa! 

Dicas para organização de home office

Para fazer da melhor forma a organização do seu home office, devemos levar em conta algumas questões que são pertinentes a todos os casos, independente de qual sua área de atuação, como veremos abaixo:

Organização do espaço físico

É preciso adaptar-se ao espaço físico que você tem disponível para organização do home office. Criar alternativas para arrumar tudo que precisa sem deixar sua área de trabalho bagunçada, de forma que fique fácil de limpar e de acessar o que precisa para executar bem sua função.

Sistema de armazenamento

Mesmo com uma área reduzida é possível utilizar recursos que auxiliam na decoração e organização do home office. Use armários, nichos e prateleiras suspensas para guardar material, servir de apoio para objetos decorativos ou itens tecnológicos. 

Deixar o chão livre ajuda a melhorar a circulação no ambiente. Gaveteiros e armários com rodinhas são bastante práticos e funcionais, e ainda facilitam a limpeza do espaço. 

Organizando a mesa, os cabos e fios

Para que sua mesa de trabalho fique bonita e com tudo no lugar tem um truque muito usado e bem prático que são os kits de escritório

Alguns vem com mouse pad, porta planner, porta lápis, cestinho organizador, organizadores cabos e até um porta copos. Imagine seu cantinho de trabalho todo organizado e ainda com todas as peças combinando? 

Ambientes caóticos tiram seu foco e acabam por reduzir sua capacidade produtiva. Invista na organização do seu home office.

Ergonomia no home office: como garantir conforto e saúde durante o trabalho remoto

Um cuidado muito, muito importante, de verdade, é com a sua postura e ergonomia. A altura da mesa em relação ao seu assento é um dos fatores a se levar em conta para evitar desconforto ou dores físicas, Uma  cadeira com a densidade adequada ao seu peso e tamanho também são imprescindíveis. 

Uma vez ou outra sentar numa cadeira que não seja específica para suas características físicas pode até não acarretar tanto desconforto, mas quando o trabalho é diário temos que tomar esse tipo de cuidado. Do contrário é possível que você sinta dores e até mesmo adquira LER (lesão por esforço repetitivo) impedindo seu bom desempenho profissional e resultando na diminuição da sua produtividade. 

Tenha cuidado também com sua postura, faça pausas durante seu horário de trabalho, caminhe e se alongue. Cuidar melhor da saúde é um passo extremamente importante para sua vida e também  para que sua capacidade de trabalho não seja afetada por dores ou lesões. Pesquise bem antes de comprar, existem sites e tutoriais que podem te auxiliar a escolher corretamente os melhores móveis para montar seu home office.

Elementos essenciais na decoração e organização de home office 

Além de mesa e cadeira que sejam compatíveis com sua altura e peso, como vimos acima, seguem algumas sugestões que consideramos essenciais para um bom funcionamento do seu home office:

  • Computador e acessórios – pode ser um desktop ou um notebook, mas ter impressora, bons fones e caixas de som, uma câmera boa para reuniões, mouse remoto com mouse pad, teclado confortável e se for o caso, um suporte para seu notebook, de maneira que fique mais confortável
  • Luminária, descanso para os pés, uma almofada para assento ou para as costas, porta de cabos para que seus fios fiquem compactados e arrumados, planners ou agendas e blocos de notas (ou post its)
  • Mobiliário para armazenagem (invista numa boa escrivaninha ou estante), itens de organização de home office, como porta trecos, pasta para notebook, porta canetas e uma garrafa que mantenha a temperatura da sua bebida. Hidratar é importante!
Foto de um kit escritório rosa para usar no home office.

Dicas para manter a concentração ao trabalhar em casa 

Um local tranquilo, bem iluminado, com mobiliário que ofereça conforto e seja funcional, e procurar estabelecer com os demais moradores da casa respeito pelo seu horário e rotina de trabalho são fundamentais para um bom desempenho das suas tarefas.

Cores que sejam adequadas tanto ao seu gosto como ao estímulo da produtividade. Se puder e quiser utilizar objetos decorativos, as plantas e quadros são excelentes opções. Para não tirar sua concentração procure deixar seu espaço de trabalho limpo e organizado. O acúmulo de coisas sobre a mesa é um empecilho para quem pretende ficar nas tarefas.

Guarde o que não estiver usando, deixe na mesa somente o que for necessário para o momento. Adquira o hábito de manter longe qualquer coisa que possa tirar sua atenção do que precisa ser feito, e lembre-se dos prazos e metas a serem cumpridos.

Gestão do tempo e produtividade no home office

O fato de seu trabalho ser em casa não pode tirar sua concentração e impedir que seu bom desempenho diminua. Muitas pessoas quando começam a trabalhar em casa flexibilizam demais os horários, e consequentemente acabam tendo que trabalhar até altas horas para conseguir cumprir a demanda. Para isso não acontecer, seguem algumas dicas de quem aprendeu errando:

Estabeleça uma rotina

A primeira coisa a ser feita é estabelecer e seguir uma rotina de trabalho, que envolva dias e horários previamente estabelecidos. Definir a hora de iniciar e encerrar seu expediente é importante. Cuide para que as pausas para café, hidratação ou simplesmente alongar estejam dentro do seu dia a dia. Combine com os moradores da casa que os momentos de trabalho devem ser respeitados, como se você estivesse realmente num escritório fora de casa. Parceiros e filhos nem sempre conseguem entender que uma única interrupção fora de hora pode gerar um impacto grande no seu fluxo de trabalho, então deixe claro que apesar de estar em casa, o seu momento de produzir não pode sofrer interrupções.

Priorização de tarefas

A gestão de tarefas é um método muito eficiente de manter as entregas em dia. Classifique por importância e prazo suas demandas. Um método de gestão do seu tempo no trabalho é a técnica Pomodoro, que divide seu horário em pequenos blocos de 25 minutos cada, e a cada 25 minutos uma pausa deve ser feita, seja para esticar o corpo, hidratar, café ou mesmo fazer uma ligação pessoal importante. Dentro de cada bloco de 25 minutos a concentração na execução da tarefa deve ser total, sem absolutamente nada que o interrompa e mude o foco da sua atenção.

Evite multitarefas

Para que uma tarefa seja perfeitamente executada e finalizada em tempo hábil, é preciso se dedicar a ela até que seja concluída. Se possível, desenvolva uma tarefa de cada vez, para que seu foco não se disperse em mais de um assunto, para evitar cometer erros, e para otimizar seu tempo. Quando fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo é normal que ocorram enganos, erros, e que o tempo necessário para desenvolver e finalizar as tarefas acabe sendo maior justamente pela falta de foco em cada uma delas de forma individual.

Comunicação eficiente

Para que não seja necessário retrabalho, mantenha as expectativas alinhadas com sua equipe ou seus superiores. Estabelecer uma comunicação clara entre os envolvidos no bom desempenho das suas funções vai facilitar muito o seu processo  produtivo. Essa medida além de otimizar seu tempo, também vai evitar conflitos e contribuir para a manutenção de um ambiente profissional saudável.

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