Descubra como o planner pode transformar sua rotina

As agendas são nossas conhecidas há tempos, e sempre foram uma verdadeira mão na...
Mesa com canetas, cadernos e planner para fazer a organização da rotina.

As agendas são nossas conhecidas há tempos, e sempre foram uma verdadeira mão na roda na hora de organizar nossa rotina profissional e pessoal. Mas há algum tempo os planners surgiram com tudo no mercado. Ambos são muito importantes para manter sua organização em dia.

Mas você sabe quais as principais diferenças que existem entre as agendas e os planners? Qual a melhor forma de utilizar cada um desses recursos organizadores? Aqui você vai entender mais sobre ambos.

Para que você consiga optar de forma concisa por um deles, ou até mesmo para definir se deve utilizar ambos, no texto abaixo vamos mostrar um pouco mais sobre as funções e utilidades tanto dos planners quanto das agendas. E também dar algumas sugestões para otimizar o uso desses dois elementos 

O que é um planner?

Para manter nossa rotina e lista de tarefas organizada, não deixar nada cair no esquecimento e manter o seu planejamento em dia, é fundamental contar com a ajuda do planner. Seja ele online ou físico.

A expressão planner, palavra em inglês que significa planejador, surgiu recentemente para nomear uma ferramenta organizacional, que veio para auxiliar a lembrar das tarefas, dos prazos a cumprir, de datas, contas e compromissos importantes e tornar tanto sua vida pessoal quanto profissional em ordem.

Para melhorar a funcionalidade do planner é possível personalizá-lo, e ainda usar um marcador de página para facilitar seu manuseio. Alguns modelos de planners possuem páginas avulsas que podem ser incorporadas de acordo com a necessidade de quem usa, e para facilitar seu transporte, invista numa case para planners, para que sua vida útil se prolongue.

Diferença entre planner e agenda

Uma agenda normalmente vem datada, com dia, mês e ano, possui área para anotações, parte de contatos, calendários, áreas reservadas para compromissos e tarefas a serem realizadas. As agendas têm sua divisão principal definida através de tempo, de dias e horas. Seu foco principal costuma ser na administração e organização dos compromissos e tarefas de acordo com o tempo livre, tanto que cada dia costuma ficar em uma única página, e os dias de sábado e domingo, onde é menos comum trabalharem e devido a isso assume-se menos compromissos, ficam juntos em uma página.

No caso dos planners, o estilo a ser utilizado é você quem escolhe, de acordo com suas necessidades e realidade. Há os modelos profissionais e os que são para organização pessoal mesmo. Planners físicos que você pode carregar para todos os lugares, aqueles que ficam numa bela pasta em cima da mesa ou bancada do escritório, e até mesmo os que são online, e podem ser consultados através dos dispositivos cadastrados. 

Nos planners que são em pasta fichário por exemplo, é possível introduzir e retirar folhas de acordo com a necessidade, prolongar seu uso, fazer planejamentos que durem mais de 12 meses e criar áreas delimitadas para cada setor. Ou seja, o planner pode funcionar como um grande calendário em que suas metas, compromissos e tarefas podem ser registrados.

O importante mesmo é que seja possível administrar sua vida, tarefas e compromissos de forma precisa, independente de escolher entre agenda, planner ou os dois sendo na versão em papel ou digital.

Tipos de planners disponíveis no mercado

Existem planners muito lindos, outros com aspecto mais clean, focados apenas na organização. Os que podem ser montados de acordo com quem usa, personalizar o interior e capa do seu planner, incluir ou excluir itens e páginas. Mas uma dica que vai bem é, cuide do seu planner. Se for portátil use uma case para proteger, evitar que molhe, manche, que papéis caiam durante o transporte, e que combine com você ou sua empresa.

1. Planner mensal

Para quem tem projetos de curto e médio prazo, os planners mensais podem ser uma boa pedida. Ou para quem administra muitos projetos simultaneamente, ter planners menores e uma para cada projeto pode auxiliar na organização.

2. Planner semanal

Se suas tarefas e compromissos pedem um gerenciamento mais rápido, ter um planejamento semanal pode ser um diferencial na manutenção da organização da sua vida. Mesmo que seu planner tenha mais folhas que as da semana, setorizar o planejamento de forma semanal é a solução de muitas pessoas.

3. Planner diário

Deixar suas tarefas e planejamentos de cada dia descritos num organizador faz com que seu dia seja mais produtivo e seu tempo otimizado, permitindo assim que sobre até umas horinhas para relaxar e aproveitar seu dia. No decorrer dos dias, o que não pode ser feito ou precisou ser adiado pode aparecer novamente no dia seguinte, e então resolvido. Funciona como uma espécie de agenda.

Foto de um planner para organização da rotina.

Planners especializados: Tipos e vantagens

Cada pessoa apresenta um estilo profissional e pessoal diferenciado, e nada mais justo que seus planners acompanhem essa tendência. Existem diferentes versão de planners, para diferentes usuários, então vamos conhecer um pouco mais sobre o que tem no mercado:

Planner online

O planner online é bastante utilizado, e existem vários modelos, que se adequam às necessidades de cada usuário. Podem ser utilizados em todos os dispositivos eletrônicos e sua atualização entre eles é simultânea através dos dados inseridos em cada plataforma. Existem os modelos pagos e os gratuitos.

Planner de estudo

Nada melhor que ter um planejamento para organizar melhor seu tempo e o que precisa ser estudado. O planner pode te ajudar muito nesse aspecto, não só a visualizar, mas a otimizar seu tempo de estudo, descanso e lazer, ter uma visão macro do que foi feito e do que ainda será, e assim aumentar sua produtividade no âmbito acadêmico.

Planner financeiro

Se tem uma área que precisa ser muito bem gerida é a financeira! Com o uso de um planner é possível se organizar financeiramente, planejar gastos, controlar melhor despesas, e consequentemente ter metas de investimento e objetivos a conquistar. Visualizar seu planejamento é uma forma inteligente e eficaz de organizar suas finanças. Existe planner financeiro com foco em organização e planejamento, personalizados para essa finalidade.

Escolhendo o melhor planner para as suas necessidades

Agora que você sabe como funcionam os planner, ou planejadores, é preciso analisar que tipo pode se adequar melhor às suas necessidades. Como os planners são personalizáveis, é possível escolher que tipos de recursos são adequados a sua vida profissional e pessoal. 

Como organizar seu planner eficientemente

Depois de definir que tipo de planejamento é o mais adequado às suas necessidades, procure setorizar suas informações no planner. Há quem prefira dividir por assuntos, e quem ache mais eficiente por tempo, datas. 

Detalhe as tarefas e compromissos pessoais, profissionais, financeiros, prazos, metas, objetivos, projetos acadêmicos, ainda que seja a leitura de um livro ou um curso online.Não esqueça de planejar os cuidados com sua saúde e seus momentos de lazer!

O planner é uma poderosa ferramenta organizacional, que vai auxiliar bastante a otimizar seu tempo, e a cumprir com suas tarefas, com seus compromissos. Mas o planner também é uma maneira de ajudar a definir e alcançar seus objetivos, pois já sabemos que escrever nossas metas nos deixa mais próximos de atingi-las!

Ver na loja

Mais vistos

Conheça os benefícios das velas aromáticas
As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só...

Relacionados

Foto de uma mulher segurando uma vela aromática acessa nas mãos.
Produtos

Conheça os benefícios das velas aromáticas

Foto de uma mulher arrumando a mala de viagem.
Dicas de Organização

Mala de viagem: como organizar e viajar sem preocupações

Foto de uma mulher loira, vestida com um blazer preto e camisa de bolinhas na sua mesa de trabalho com um notebook e um kit de escritório na cor marrom representando o dia internacional da mulher.
Produtos

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher

Foto de uma mulher com duas bolsas femininas em material sintético marrom.
Produtos

Bolsas femininas: dicas e tendências para você arrasar nos looks