Explorando a versatilidade dos materiais sintéticos

No nosso cotidiano utilizamos das mais variadas maneiras os materiais sintéticos. Nem sempre conscientemente,...
A foto mostra a versatilidade dos materiais sintéticos.

No nosso cotidiano utilizamos das mais variadas maneiras os materiais sintéticos. Nem sempre conscientemente, mas ao sentar num sofá na sala de espera de um consultório, ou utilizar pranchetas para o preenchimento de algum documento, por exemplo, estamos fazendo uso desses materiais.

Há quem diga que materiais sintéticos têm uma aparência que difere muito do material similar de origem natural, mas é um equívoco, já que na atualidade temos diversos materiais que possuem praticamente a mesma aparência e textura dos materiais orgânicos, mas, sem que para isso tenhamos que nos utilizar de recursos naturais.

Para quem não sabe exatamente o que são os materiais sintéticos, e também para quem tem um certo receio de utilizá-los, esse texto pode ser bastante esclarecedor, e acabar de uma vez por todas com qualquer dúvida sobre o assunto.

O que são materiais sintéticos?

Os materiais sintéticos são feitos por insumos que nem sempre são totalmente provenientes da natureza,  na maioria das vezes por compostos químicos. São muito resistentes, e oferecem maior possibilidade de aquisição que muitos materiais de origem natural, em razão da diferença de valor.

Duas características dos materiais sintéticos são sua alta durabilidade, e a versatilidade de produtos que podem ser feitos a partir deles. Boa parte deles pode ser maleável e ao mesmo tempo resistente.

Vantagens do uso de materiais sintéticos

Dentro do grande leque de vantagens dos materiais sintéticos, e podemos afirmar que são muitas, mostraremos abaixo algumas razões para que eles tenham caído no gosto de tantas pessoas: 

Maior durabilidade

Uma das vantagens dos materiais sintéticos que podemos afirmar é que eles são imunes a insetos, sol, água e óleo, ou seja, ao contrário de fibras naturais que são alimento de muitas pragas, o material sintético não serve de comida para nenhum bichinho inconveniente, e não se desfaz ou modifica em contato com líquidos ou sol. Alguns tipos de materiais sintéticos também podem ser flexíveis, e a prova d’água.

Custo mais baixo

Como são derivados de produtos como o petróleo ou polímeros, são extremamente resistentes, e justamente por não se utilizarem de matéria prima orgânica seu valor de mercado é menor, e consequentemente mais facilmente encontrado nos mais variados mercados. Ocupam posição de destaque nas indústrias têxtil, de veículos e tantas outras, pois devido aos seu baixo custo,  vale muito a pena utilizá-los no desenvolvimento de diversos tipos de produtos, de pastas de couro sintético para profissionais a peças para veículos. 

Versatilidade de cores

Podem ser encontrados em todas as cores possíveis, tornando assim seu leque de opções muito mais diversificado, oferecendo aos seus consumidores muito mais opções de produtos.

Foto de uma mulher segurando materiais sintéticos coloridos.

Menor impacto ambiental

Depois de muitas pesquisas, atualmente é possível encontrar materiais sintéticos que se decompõem com maior rapidez na natureza, causando muito menos impactos ambientais, e garantindo uma quantidade de lixo menor.

E é preciso salientar que durante o processo de produção, é possível encontrar quase zero geração de resíduos descartados dos materiais sintéticos, enquanto que com o couro existe um percentual relativamente alto, devido aos pequenos defeitos naturais do material.

Como os materiais sintéticos são produzidos

Para a produção dos materiais sintéticos, existem alguns caminhos diferentes, mas o principal mesmo se dá através da síntese química através da fusão, em altíssimas temperaturas de fibras microscópicas que quando expostas ao calor se agrupam e dão origem ao material desejado. Como o calor deixa as fibras maleáveis, é possível dar forma e dimensões desejadas.

Tipos comuns de materiais sintéticos

Vamos agora mostrar alguns dos materiais sintéticos que encontramos mais facilmente no mercado, e que possibilitam a criação de inúmeros tipos de produtos:

Plástico

Existem no mercado diversos tipos de materiais sintéticos para produção de artigos plásticos, como o polietileno, PVC, polipropileno. Podemos achar milhares de produtos com esse tipo de matéria prima no mercado, como canetas, garrafas pet, peças de boeings e automóveis. 

Dentro do universo dos plásticos temos o kevlar, que é um tipo de material plástico ultra resistente, que suporta tanto altas temperaturas quanto as negativas. O kevlar é mais resistente que o aço, porém é mais leve e maleável. Além dele temos também o recente mas já muito utilizado bioplástico. Muito usado na indústria alimentícia em embalagens de comidas.

Fibras Sintéticas

Graças aos avanços de pesquisas aliados a altíssima tecnologia, temos atualmente no mercado materiais sintéticos que fazem parte do nosso dia a dia, como o elastano, nylon e a lycra, que estão na composição da muitas das peças da indústria têxtil, em roupas esportivas, íntimas e de banho. Além de tantas outras através do poliéster, que muitas vezes é misturado ao algodão, originário de fibras naturais, para uma composição diferente de tecido.

Espumas Sintéticas

Dentre os mais conhecidos tipos de espuma sintética estão o poliuretano e o poliestireno. Usados para isolamento térmico e acústico, estofamento de sofás, colchões e roupas e calçados que protegem do frio intenso. São extremamente duráveis e resistentes, derivam produtos em sua maioria hipoalergênicos, e podem ser encontrados até mesmo em fios de tricô e crochê.

Cuidados com os acessórios de materiais sintéticos

Para que suas peças fabricadas com materiais sintéticos tenham uma vida útil maior, são necessários alguns cuidados que ajudarão a conservar melhor suas peças. Recomendamos que evite expor a peça à água e ao sol. Para higienização utilizar apenas um pano úmido, com álcool, moderadamente, ou até mesmo um pano limpo e seco.

A recomendação é praticamente a mesma de todos os de origem natural, tenha cuidado e carinho com suas peças. Mantenha em locais seguros, sem o contato com pets, ou em superfícies que possam causar riscos ou danos aos materiais.

Ver na loja

Mais vistos

Conheça os benefícios das velas aromáticas
As velas aromáticas e seus variados tamanhos, cores e aromas possuem propriedades benéficas não só...

Relacionados

Foto de uma mulher segurando uma vela aromática acessa nas mãos.
Produtos

Conheça os benefícios das velas aromáticas

Foto de uma mulher arrumando a mala de viagem.
Dicas de Organização

Mala de viagem: como organizar e viajar sem preocupações

Foto de uma mulher loira, vestida com um blazer preto e camisa de bolinhas na sua mesa de trabalho com um notebook e um kit de escritório na cor marrom representando o dia internacional da mulher.
Produtos

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher

Foto de uma mulher com duas bolsas femininas em material sintético marrom.
Produtos

Bolsas femininas: dicas e tendências para você arrasar nos looks